Dicas Importantes Para Cuidados e Florecimento Das Onze-horas (Portulacas)

DÚVIDAS RECORRENTES SOBRE AS ONZE-HORAS (PORTULACAS, BELDROEGAS, PURSULANES) - COMO FAZER PARA A MINHA ONZE-HORA FLORESCER

elas não precisam de adubas, fertilizantes, nem de regas constantes, portanto, elas são sim plantas de fácil cultivo. Mas isso não quer dizer que tudo são flores na vida das Onze-horas
Flores diversas de Portulaca umbraticola - Conhecidas também como Nove-horas, Teresinhas, Beldroegas



As Onze-horas são plantas relativamente rústicas, que se desenvolvem e florescem facilmente. Não precisam de adubos, fertilizantes, nem de regas constantes, portanto, são plantas de fácil cultivo. Sim, mas isso não quer dizer que tudo sejam flores na vida das Onze-horas.

A primeira coisa que elas precisam ter para florescer é de luz solar, muitas horas de sol é o que elas mais gostam.   Mas, além disso é bom ter em mente que as Onze-horas são plantas de ciclo de vida anual ou bianual, e de clima quente.
Flores de Portulaca grandiflora e Portulaca umbraticola 


Como alguém que cultiva e que participa de grupos on-line de Onze-horas, acompanho os problemas que as minhas apresentam, e vejo também muito gente com dúvidas sobre o cultivo dessas plantinhas singelas.
Por isso, estou sempre postando aqui algo sobre o cultivo delas.

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre as Onze-horas é a de como fazê-las florescer. 
 
Elas precisam receber boas horas de luz solar para florescer. 
E é bom saber que as Onze-horas são plantas de ciclo de vida anual ou bianual, e de clima quente. Isso quer dizer que o clima de inverno lhes é prejudicial e que, ao final de um ou dois anos, essas plantas irão definhar ou morrer.

O que fazer então para manter a continuidade, saúde e beleza dessas plantas bonitas?  

COMO FAZER PARA A MINHA ONZE-HORA FLORESCER
Flores de Portulaca umbraticola amarela- A mais rústica das minhas Onze-horas
Não devemos esperar que a planta definhe, fique feia ou improdutiva. Ao longo do cultivo, precisamos quebrar ou cortar aqueles galhos que já floresceram e se tornaram improdutivos. Isso faz com que uma nova muda nasça e produza mais botões florais.
E, para garantir a presença constante de plantas novas, mais saudáveis e produtivas, ou para criar um volume maior de plantas e flores no jardim, devemos estar sempre quebrando replantando galhos das Onze-horas. Isso funciona melhor quando feito ao longo dos períodos mais quentes do ano.
 
 Então, em vez de ficar enchendo as Onze-horas de fertilizantes, afim de forçá-las a oferecer mais do que são capazes e , assim, impedir que sigam seu ciclo natural de vida, vamos trabalhar para que se mantenham renovadas, e saudáveis pelo tempo que durarem.