JIBOIA - DESCUBRA COMO FAZER SUA PLANTA DESENVOLVER FOLHAS GIGANTESCAS
Jiboia com folha gigantesca |
Mesmo que sem saber o nome da planta, você já deve ter visto aquela trepadeira com folhas enormes, de cor verde e amarela, escalando árvores, muros e paredes.
As vezes, a Jiboia(Epipremnum aureum) tem as folhas tão grandes, que chega a ser confundida com a Costela-de-adão (Monstera deliciosa).
Por outro lado, vemos também muitas Jiboias com folhas miúdas, que em nada lembram suas irmãs maiores, parecendo até nem serem da mesma espécie.
Mas saiba que são sim, tanto da mesma espécie quanto da mesma variedade.
A jiboia é uma planta que nasceu para escalar. Ela pode ter tudo de bom e de melhor na vida; pode ter idade madura e excelentes condições de cultivo, com espaço, solo, clima, luminosidade, nutrientes e tudo sob medida pra ela, mas pra ela desenvolver suas folhas imensas, tem uma coisa que não pode faltar de jeito nenhum.
Embora esses tratos de cultivo façam diferença na saúde, beleza e desenvolvimento das plantas, o que faz a Jiboia desenvolver folhas maiores ou menores são os movimentos que ela faz, de seguir para cima, para baixo ou para os lados.
Jiboia cultivada de modo pendente |
As Jiboias cultivadas de forma rasteira, embora também não desenvolvam folhas muito grandes, essas conseguem ter folhas um pouco maiores que as pendentes, ficando com um tamanho médio.
Já as Jiboias que se apoiam e prendem suas raízes em árvores, muros ou paredes, e crescem escalando esses locais, essas sim, desenvolvem folhas gigantescas.
Resumindo, se você não der algo para a Jiboia escalar, mesmo que seja uma madeira fincada dentro do vaso, ela também não te mostrará suas gigantescas e lindas folhas.
O ideal é que ela suba em uma árvore, muro ou algo similar, mas o importante é que ela cresça para cima, e nunca para baixo.