Cróton Petra - Codiaeum variegatum - Minhas Plantinhas

Meu Cróton Petra (Codiaeum variegatum)

Fiz esta muda através de estaquia de caule. Planta enraizada com sucesso!
Meu Cróton Petra (Codiaeum variegatum)    Fiz esta muda através de estaquia de caule. Planta enraizada com sucesso!
Cróton Petra - Codiaeum variegatum - Minhas Plantinhas

Meu Cróton Petra (Codiaeum variegatum)    Fiz esta muda através de estaquia de caule. Planta enraizada com sucesso!
Cróton Petra 

Cróton Petra - Codiaeum variegatum - Minhas Plantinhas
Cróton Petra 

ATUALIZAÇÃO - Enraizamento de Folha de Cheflera variegata - Será que pegou?

Estaquia de folha de Cheflera variegata -  Atualizando o plantio da folha e a postagem de um ano atrás.

Nessa postagem, de agosto do ano passado(2019), mostrei aqui que estava fazendo mudas de Cheflera variegata através de suas folhas.  Inclusive, mostrei uma folha já enraizada, é comentei que ela ainda não mostrava outros sinais de desenvolvimento senão os das raízes formadas.
Cheflera variegata - planta adulta - imagem da internet

A estaquia de folha segue bem viva. As raízes e o "caule" da planta, que na verdade é o cabinho da folha (pecíolo ou estipe) até engrossaram um pouco. No mais
Estaca de folha de Cheflera em 08/2019


Nessa postagem, de agosto do ano passado(2019), mostrei aqui que estava fazendo mudas de Cheflera variegata através de suas folhas.
Inclusive, mostrei uma folha já enraizada, é comentei que ela ainda não mostrava outros sinais de desenvolvimento senão os das raízes formadas.
https://loucadasplantas.blogspot.com/2019/08/enraizamento-de-folha-cheflera-variegata.html

Pois bem, um ano se passou. E como estará ela agora? Teria sobrevivido? Teria desenvolvido caule, folhas e ramos, formando uma muda completa?

A estaquia de folha segue bem viva. As raízes e o "caule" da planta, que na verdade é o cabinho da folha (pecíolo ou estipe) até engrossaram um pouco. No mais, nada mudou.
Cheguei a cortar um folíolo da folha para ver se estimulava o surgimento de algum broto, mas não adiantou.
A estaquia de folha segue bem viva. As raízes e o "caule" da planta, que na verdade é o cabinho da folha (pecíolo ou estipe) até engrossaram um pouco. No mais
Estaca de folha de Cheflera agora em 08/2020
Diante desse quandro de não-evolução em mais de um ano, creio que não haverá desenvolvimento uma nova planta através da folha de Cheflera. 
Mas não vou arrancar a folha, deixarei plantada pelo tempo que ela conseguir viver. E, havendo alguma mudança, atualizo a postagem mais uma vez.

Até a próxima, beijos floridos a todos!


Dicas Importantes Para Cuidados e Florecimento Das Onze-horas (Portulacas)

DÚVIDAS RECORRENTES SOBRE AS ONZE-HORAS (PORTULACAS, BELDROEGAS, PURSULANES) - COMO FAZER PARA A MINHA ONZE-HORA FLORESCER

elas não precisam de adubas, fertilizantes, nem de regas constantes, portanto, elas são sim plantas de fácil cultivo. Mas isso não quer dizer que tudo são flores na vida das Onze-horas
Flores diversas de Portulaca umbraticola - Conhecidas também como Nove-horas, Teresinhas, Beldroegas



As Onze-horas são plantas relativamente rústicas, que se desenvolvem e florescem facilmente. Não precisam de adubos, fertilizantes, nem de regas constantes, portanto, são plantas de fácil cultivo. Sim, mas isso não quer dizer que tudo sejam flores na vida das Onze-horas.

A primeira coisa que elas precisam ter para florescer é de luz solar, muitas horas de sol é o que elas mais gostam.   Mas, além disso é bom ter em mente que as Onze-horas são plantas de ciclo de vida anual ou bianual, e de clima quente.
Flores de Portulaca grandiflora e Portulaca umbraticola 


Como alguém que cultiva e que participa de grupos on-line de Onze-horas, acompanho os problemas que as minhas apresentam, e vejo também muito gente com dúvidas sobre o cultivo dessas plantinhas singelas.
Por isso, estou sempre postando aqui algo sobre o cultivo delas.

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre as Onze-horas é a de como fazê-las florescer. 
 
Elas precisam receber boas horas de luz solar para florescer. 
E é bom saber que as Onze-horas são plantas de ciclo de vida anual ou bianual, e de clima quente. Isso quer dizer que o clima de inverno lhes é prejudicial e que, ao final de um ou dois anos, essas plantas irão definhar ou morrer.

O que fazer então para manter a continuidade, saúde e beleza dessas plantas bonitas?  

COMO FAZER PARA A MINHA ONZE-HORA FLORESCER
Flores de Portulaca umbraticola amarela- A mais rústica das minhas Onze-horas
Não devemos esperar que a planta definhe, fique feia ou improdutiva. Ao longo do cultivo, precisamos quebrar ou cortar aqueles galhos que já floresceram e se tornaram improdutivos. Isso faz com que uma nova muda nasça e produza mais botões florais.
E, para garantir a presença constante de plantas novas, mais saudáveis e produtivas, ou para criar um volume maior de plantas e flores no jardim, devemos estar sempre quebrando replantando galhos das Onze-horas. Isso funciona melhor quando feito ao longo dos períodos mais quentes do ano.
 
 Então, em vez de ficar enchendo as Onze-horas de fertilizantes, afim de forçá-las a oferecer mais do que são capazes e , assim, impedir que sigam seu ciclo natural de vida, vamos trabalhar para que se mantenham renovadas, e saudáveis pelo tempo que durarem.









FLOR DO DIA - Pseuderantemo (Pseuderanthemum carruthersii variegatum)

 FLORES DO MEU JARDIM - SOBRE A FLORAÇÃO DO PSEUDERANTEMO 

Ainda que sendo bastante encontrada pelos jardins, desconheço o nome popular dessa planta, consegui apenas identificá-la pelo nome de Pseuderantemo (Pseuderanthemum carruthersii variegatum).
Pseuderantemo - Uma folhagem florífera


Nessa postagem, de maio de 2019, mostrei e comentei sobre a floração desse pequeno arbusto de folhagem e flores ornamentais.  Mas fiquei devendo uma informação quanto a produzir flores apenas em um período ou se seria ao longo de todo o ano, como diziam as informações que encontrei. 
Como a minha planta estava florescendo pela primeira vez, fiquei de observar como isso acorreria ao longo do ano.

Pois bem...embora eu ainda não posso afirmar que ela floresce o ano todo, alegro-me em informar que ela vem florescendo por quase todo o outono e o inverno.
Pelo visto essas são as suas estações preferidas. Mas, aguardemos pela primavera, quem sabe me surpreendo ainda mais!

Ainda que sendo bastante encontrada pelos jardins, desconheço o nome popular dessa planta, consegui apenas identificá-la pelo nome de Pseuderantemo (Pseuderanthemum carruthersii variegatum).

Assista ao vídeo e, caso reconheça a planta ou saiba o nome, deixe nos comentários.

Orbea variegata - Minha planta suculenta

A Suculenta da Flor Fedida


Creio ser uma Orbea variegata. 
A flor é fedida mas não muito. Só se percebe o cheiro aproximando bem o nariz na flor, quase encostando nela.

É Uma suculenta de fácil cultivo e florescimento rápido. 
Cada flor dura alguns dias, podendo ter várias de uma vez. Quanto mais ramos a planta tiver, mais flores poderá ter.
O florescimento da Orbea se dá ao longo do ano independente de Estação.

Pode ser cultivada a sol pleno ou á meia-sombra, não gosta de terra sempre molhada.

A Orbea é uma suculenta que, a depender do local de cultivo, se desenvolve de modo rasteiro ou pendente. Ficando muito bem em vasos suspensos, canteiros, junto à outras suculentas ou sozinhas.