ONZE-HORAS DE METRO - PORTULACA UMBRATICOLA

ONZE-HORAS DE METRO
Fui vistoriar minhas Mini-rosas, e eis que encontro essa Onze-horas nesse tamanho imenso! Mas, veja o que acontece no final.



Essa planta toda era apenas um galhosinho, que tinha quebrado e eu enfiei ali só pra não jogar fora, e olha como cresceu!
Primeiro foi a Portulaca grandiflora que chegou a meio metro, agora a Portulaca umbraticola chegou a quase um metro de altura.

O que eu fiz pra elas ficarem grandes assim? Nada!
Uso basicamente a mesma terra em todas as plantas, apenas boto mais areia em algumas e menos em outras, no mais, é matéria orgânica que misturo na terra.
Provavelmente, ela estava recebendo menos sol do que as outras costuma receber, e por isso cresceu tanto.
No caso da Portulaca grandiflora, de meio metro, era um vaso com apenas um pé de Onze-horas. Geralmente a gente junta vários pés para formar um arranjo mais florido. Mas, quando em grupos, elas tendem a encher mais e crescer menos.

Na natureza, essas plantas não passam de 30 cm. mas quando cultivadas em condições mais favoráveis, vemos que elas podem dobrar ou até triplicar de tamanho.
Vê-las desse tamanho, pode até ser interessante, mas totalmente desnecessário, isso porque ela não fica mais bonita, não fica mais produtiva, nem mais forte...muito pelo contrário, ela se quebra mais facilidade, exatamente como aconteceu aqui
E, mesmo com todo esse tamanho, ela ainda não tinha florescido. Mas, agora, que quebrou, é provável que rebrotará mais ramificada e, muito provavelmente, não voltará a crescer tanto,
Resumindo, no caso delas, tamanho não é vantagem, é apenas tamanho.

VEJA TAMBÉM:
Onze-horas (Portulaca grandiflora) - https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2018/10/onze-horas-gigante-portulaca.html

PÁGINA: https://www.facebook.com/faunaefloraaqui

CANAL: https://www.youtube.com/channel/UCqVbAnKZm5PTu1TkKaqTeMA