IDENTIFICANDO - ALGUNS DOS MEUS CACTOS E SUCULENTAS

SÓ QUEM CULTIVA SABE; CACTOS E SUCULENTAS SÃO VICIANTES, SOBRETUDO, OS CACTOS! 

BORA IDENTIFICAR ALGUNS DELES, POPULAR E CIENTIFICAMENTE?!

SÓ QUEM CULTIVA SABE; CULTIVAR CACTOS E SUCULENTAS É VICIANTE, SOBRETUDO, OS CACTOS. BORA IDENTIFICAR ALGUNS DELES, POPULAR E CIENTIFICAMENTE?!
CACTOS E SUCULENTAS

Aqui estão alguns dos meus cactos e suculentas. Ainda não identifiquei todos, então, alguns não serão mencionados.

Aqui estão alguns dos meus cactos e suculentas. Ainda não identifiquei todos, então, alguns não serão mencionados.
CACTOS E SUCULENTAS
No vaso preto está um pequeno Castelo de fadas (Acanthocereus tetragonus). Ele ainda não está com a forma de castelo, mas já começa a mostrar as mudinhas que lhe darão seu formato característico. 
No vaso preto, à direita, um pequeno pé de Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
CACTOS E SUCULENTAS
No vaso preto, à direita, um pequeno pé de Flor-de-maio (Schlumbergera truncata), de flores cor-de-rosa. A planta parece uma suculenta, mas é um cacto. E não está sendo nada fácil cuidar dela, sempre que parece estar indo tudo bem, a base mela e tenho que replantar tudo de novo! 😔
No vaso marrom com a pedra branca, está uma muda de Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata Variegata). Não da pra ver ainda, mas esta é de cor verde e amarela.  À direita dele, uma babosa (Aloe Vera) recém plantada...tenho dúvidas se vingará.
CACTOS E SUCULENTAS
No vaso marrom com a pedra branca, está uma muda de Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata Variegata). Não da pra ver na foto, pois ela ficou de costas, mas esta é de cor verde com bordas amarela.
No pote branco, uma babosa (Aloe Vera) recém plantada...como está com as folhas molengas, tenho dúvidas se vingará. Dando tudo certo, pretendo cultivá-la à meia-sombra.
No vaso totalmente à esquerda, uma mini-babosa (Aloe juvena).
CACTOS E SUCULENTAS
No vaso marrom, totalmente à esquerda, uma mini-babosa (Aloe juvena). É uma suculenta que alcança cerca de 20cm de altura e aprecia ficar à meia-sombra ou Sol pleno por apenas algumas horas. Quando em Sol pleno o dia todo, suas folhas ficam escuras, parecendo queimadas ou mal tratadas.
E no vaso marrom quadrado, uma Opuntia; a Autrosincropuntia subulata. A minha é cultivada à meia sombra, mas vou aos poucos aumentando suas horas de Sol para que cresça mais forte e resistente.
Taça de cactos e suculentas. O cacto menorzinho é um mandacaru, e o maiorzinho é um cacto samambaia.
Cactos e suculentas em taça de garrafa pet
Taça de cactos e suculentas. O cacto menorzinho é um brotinho de Mandacaru, é um cacto ereto e de espinhos rígidos e afiados, que cresce muito, chegando a alcançar vários metros de altura.
O cacto maior da taça, é um cacto samambaia. Ele se ramifica bem, e conforme cresce, se torna pendente, formando uma linda cascata espinhosa quando plantado em vaso suspenso. 

Bom, por enquanto é só, mas depois tem mais🌵🌷🌸🌱🌴🍂 ...👄👄!

Minha Gigantona - Flor gigante de Onze-horas (Portulaca)

Impressionada com o tamanho da flor dessa - Onze-horas(Portulaca) - gigantesca!

A flor abre às 9 e se fecha a partir das 16 hs.
Estou encantada e tentando identificar a espécie para compartilhar com todos. Caso alguém saiba mais sobre essa Portulaca, comente que vou adorar saber também.




VEJA TAMBÉM: 


A flor abre às 9 e se fecha a partir das 16 hs.  - Estou encantada e tentando identificar a espécie para compartilhar com todos. Caso alguém saiba mais sobre essa Portulaca, comente que vou adorar saber também.

Onze-horas (Portulaca) de flor gigante





Comprando plantas no Centro do Rio - RJ - Espécies, preços e local

Comprinhas - porquê um jardim florido não tem preço e eu mereço esse agrado!

- Onde fiz essas compras

 - As plantas compradas e os preços

- O que observar ao escolher as plantas

Alegria de louco por plantas e ter novas mudas para cultivar.E fazia tempo, muito tempo, que eu não comprava uma plantinha, estava apenas conseguindo uma mudinha ou outra, ganhadas e encontradas em ruas e terrenos baldios. Sim, eu cato plantas, se eu gostar, nem me importo se sejam chamadas de mato ou não, eu cato mesmo! 😉😊😍😂👀
Mas agora, essa pequena compra despertou meu vício,e já penso em retornar às lojas brevemente!

"Mas aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." (F. Nietzsche)


Onde fiz essas compras

Um espaço verde para comprar plantas no Centro da Cidade do Rio
Rua do Verde, 58, Centro do Rio, RJ 
Como moro próximo ao do Centro do Rio, e faço compras de pequenas quantidades, acabo fazendo por aqui mesmo. Assim, minha tão desejada visita ao CADEG - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara - ainda não se concretizou. 
Desta vez, as mudas foram compradas na  Rua do Verde, 58, transversal com as Ruas da Carioca e Sete de Setembro, próxima ao Cine Íris, Centro da cidade do Rio de Janeiro. 

Lá não tem tanta variedade assim de plantas, não, mas pra quem não tem tanto espaço e nem tanta grana, como eu, tá de bom tamanho.
Lá se encontra plantas ornamentais, frutíferas, alimentícias, temperinhos, entre outras, e nos mais variados estágios de desenvolvimento. Sementes, vasos, insumos e outros artigos necessários/desejados à jardinagem também se encontra lá.
Como moro próximo ao do Centro do Rio, e faço compras de pequenas quantidades, acabo fazendo por aqui mesmo. Assim, minha tão desejada visita ao CADEG - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara - ainda não se concretizou.
Quanto aos preços, tem pra todos os bolsos. Encontrei uma box bem interessante, tanto nos produtos, quanto no preço e no atendimentos, também. Só não fiz toda a compra lá porque não tinha sementes.
Eu me apeguei aos precinhos mais em conta, mas passei por vasos e floreiras nada baratos, vi também cactos de tamanhos maiores que eu, rosas do deserto, suculentas super desenvolvidas e outras plantas que preferi nem saber dos preços! Rsrs.

Em estando por lá, procurem pela Loira das plantas, valeu a pena pra mim! 


As plantas compradas e os preços:
Mini Rosas, nas cores amarela, rosa, pink e chá.  $3,00 cada (A rosa vermelha, que aparece em algumas fotos, é antiga e já foi mostrada aqui quando falei das estaquias enraizadas.)   -Azaleia cor de rosa mesclada com branco. $5,00  -Onze-horas, de cor ainda desconhecida. $3,00
Plantas e semente recém compradas

-Mini Rosas, nas cores amarela, rosa, pink e chá.  $3,00 cada (A rosa vermelha, que aparece em algumas fotos, é antiga e já foi mostrada aqui quando falei das estaquias enraizadas.) 
-Azaleia cor de rosa mesclada com branco. $5,00
-Onze-horas, de cor ainda desconhecida. $3,00

E as sementes são de:
-Amor-perfeito gigante de cores sortidas (me arrependi dessa compra)
-Margarida gigante na cor branca
-Dálias anã cores sortidas 
-Pimenta Iracema biquinho 
Total de $10,00 em sementes
-Esterco de gado $15,00, de aves $10,00 
Não apenas comprei, como também ganhei algumas estacas e folhas de suculentas para fazer o enraizamento...maravilha! 

O que observar na planta antes de comprar

A aparência da planta pode dizer muito da saúde dela  Examine bem a planta desejada, procure por manchas, pintas e deformidades nas folhas, isso pode ser sinal de doenças.
SEMENTES DE FLORES VARIADAS

A aparência da planta pode dizer muito da saúde dela
Examine bem a planta desejada, procure por manchas, pintas e deformidades nas folhas, isso pode ser sinal de doenças. 
Pragas, pozinhos e partes ressecadas ou meladas da planta, excesso de folhas secas e folhas que caem facilmente também podem ser mal sinal. 
Plantas murchas, caidinhas, de aparência frágil ou debilitada, não valem a pena. Em caso de dúvida, não compre. 
Validade das semente. Fique atento ao prazo de validade das sementes, algumas delas tem época certa para serem plantadas e, dependendo da validade, poderá ter de plantá-las fora de época ou acabar perdendo-as. 
Quantidade de mudas por vaso. Alguns vasos de uma mesma planta, são compostos por diferentes quantidade de mudas plantadas, sabendo escolher, você pode levar mais pelo mesmo preço de menos.
Plantas com flores, prefira as que tenham mais botões fechados que abertos, assim você terá flores por mais tempo em casa. 



mas fiquei encantada com a beleza delicada da azaleia, tanto que até já retirei duas mudinhas para tentar enraizar e ter muitas dela por perto.Ela chegou 13 e está mais cheia de flores e ainda com muitos botões, perfeita!
Azaleia
Amo as roseiras e as onze-horasmas fiquei encantada com a beleza delicada da azaleia, tanto que até já retirei duas mudinhas para tentar enraizar e ter muitas dela por perto.Ela chegou dia 13 e está mais cheia de flores e ainda com muitos botões, perfeita!  

Não vejo a hora das onze-horas florescerem pra eu saber a cor da flor.porque já tenho na cor rosa da variedade dobrada, aquela que fica bem cheiinha, parecida com um pom-pom. Também já tenho uma outra que, já está com botão, mas ainda não sei qual a cor. Espero mesmo que não sejam repetidas...ansiosa aqui!   

As roseiras são sempre encantadoras, e foi uma grata surpresa encontrá-las assim, em cores variadas e com ótimo preço. Eu, que só tinha uma, não pensei duas vezes antes me agarrar a 4 delas...nunca pensei que seria tão fácil formar uma pequena coleção! Plantei as quatro no mesmo pote, pra criar um efeito bem primaveril e lindo! 
Procurei por rosas pendentes, mas não encontrei, quero muuuuito ter ao menos uma delas perto de mim!

Bom, pra estar tudo perfeito, falta eu não estar percebendo o tom meio esbranquiçado que algumas folhas das roseiras estão, espero que não seja alguma doença.😔 
Faltava também eu não ter trazido as sementes de Amor-perfeito  com a validade tão curta, mas agora já era, fica experiência e lição a ser praticada nas próximas vezes. Por conta disso, tive de semeá-las ás pressas para não perder o período mais propício ao plantio. 

Por enquanto é só, pessoal.
Boas compras, bons cultivos e tudo de bom a todos! 
👄💗


-Azaleia cor de rosa mesclada com branco. $5,00  -Onze-horas, de cor ainda desconhecida. $3,00
Azaleia

Eu, que só tinha, não pensei duas vezes antes me agarrar a 4 delas...nunca pensei que seria tão fácil formar uma pequena coleção! Plantei as quatro no mesmo pote, pra criar um efeito bem primaveril e lindo!   Procurei por rosas pendentes, mas não encontrei, quero muuuuito ter ao menos uma delas perto de mim!
Mini-rosas recém chegadas


Procurei por rosas pendentes, mas não encontrei, quero muuuuito ter ao menos uma delas perto de mim!
Mini-rosas, as novas e a vermelha antiga





SUCULENTA HUERNIA KENIENSIS - FLORES E CUIDADOS DE CULTIVO

ELA NUNCA ESTEVE TÃO FLORIDA, NEM EU TÃO ENCANTADA! 😄😍💖💕💛


 

Huernia keniensis

Pra quem é iniciante, ansioso ou fica na dúvida quanto a molhar ou não as suculentas e os cactos, uma boa ideia é ter em mente o fato de que, mata-se mais essas plantas pelo excesso de água que pela falta. Então, na dúvida, opte por não molhar, adie seus planos por alguns dias. Pode ter certeza que não será nesse período sem água que irá matá-las, elas aguentam muuuito mais!
SUCULENTA HUERNIA KENIENSIS
Embora ela seja uma planta rústica, de solos secos ou áridos, é lógico que a gente não se deve chegar botando essas plantas produzidas em estufas logo pra torrar no Sol, nem deixá-las eternamente sem água, tem que ir aos poucos adaptando ao novo clima e controlando as regas.

Pra quem é iniciante, ansioso ou fica na dúvida quanto a molhar ou não as suculentas e os cactos, uma boa ideia é ter em mente o fato de que, mata-se mais essas plantas pelo excesso de água que pela falta. Então, na dúvida, opte por não molhar, adie seus planos por alguns dias. Pode ter certeza que não será nesse período sem água que irá matá-las, elas aguentam muuuito mais!

Quanto a adaptação ao clima ensolarado, muita calma nessa hora! Comece com um pouco de Sol fraco e por pouco tempo, pouco mesmo! Vá aumentando lentamente e observando sempre a reação da planta. Se ela responde positivamente, prossiga, senão, retroceda ao estágio anterior e respeite sempre o tempo e a vontade dela.  Mas lembre-se que suculentas são plantas de Sol, e podem ficar muito debilitadas quando privadas de seus raios. Para elas, Sol é saúde e vida!
SUCULENTA HUERNIA KENIENSIS
Quanto a adaptação ao clima ensolarado, muita calma nessa hora! Comece com um pouco de Sol fraco e por pouco tempo, pouco mesmo! Vá aumentando lentamente e observando sempre a reação da planta. Se ela responde positivamente, prossiga, senão, retroceda ao estágio anterior e respeite sempre o tempo e a vontade dela.
Mas lembre-se que suculentas são plantas de Sol, e podem ficar muito debilitadas quando privadas de seus raios. Para elas, Sol é saúde e vida!




Reprodução da Huernia

A planta se multiplica por semente e por estacas.
Cada uma de suas ramificações dá origem à uma nova planta, basta destacar um desses "braços", segurando na sua base e destacando-o bem na junção da planta.
É recomendado deixar a muda secar por alguns dias de plantar em terra molhada. Ou, pode-se plantá-la em terra seca, deixando para molhá-la alguns dias depois.  Dessa forma, o risco da muda melar e apodrecer diminui imensamente.
Afim de evitar contaminações, vale usar um pouco de canela em pó para ajudar a proteger a área "machucada", tanto a da muda quanto a da planta-mãe.

- Tolera tanto o sol-pleno quanto meia sombra. Desenvolve-se bem em solos arenosos e bem drenados. Como possui reserva de água em seu interior, suporta longos períodos de seca.  - A Huernia keniensis é uma suculenta da família das Asclepiadaceae. E conhecida também como Flor-Dragão, Flor-Dragão-do-Quênia,  Huérnia do Quênia, Dragon-Flower e Fantasma.
SUCULENTA HUERNIA KENIENSIS COM MUITAS FLORES




INFORMAÇÕES TÉCNICAS 
- Huernia keniensis é uma suculenta originária da África, mais especificamente da Quênia.
 - As flores, com cinco lóbulos, em forma de sino, que surgem nas "axilas" da planta (local onde ela se ramifica), e são cor de vinho escuro. A floração ocorre na maior parte do ano.
Huernia keniensis é uma suculenta originária da África, mais especificamente da Quênia.   - As flores, com cinco lóbulos, em forma de sino, que surgem nas "axilas" da planta (local onde ela se ramifica), e são cor de vinho escuro. A floração ocorre na maior parte do ano.  - A planta não alcança mais que 15 cm de altura, no entanto, ramifica-se fartamente, formando uma bela touceira.
SUCULENTA HUERNIA KENIENSIS COM MUITAS FLORES
- A planta não alcança mais que 15 cm de altura, no entanto, ramifica-se fartamente, formando uma bela touceira.
 - Tolera tanto o sol-pleno quanto meia sombra. Desenvolve-se bem em solos arenosos e bem drenados. Como possui reserva de água em seu interior, suporta longos períodos de seca.
- A Huernia keniensis é uma suculenta da família das Asclepiadaceae. E conhecida também como Flor-Dragão, Flor-Dragão-do-Quênia,  Huérnia do Quênia, Dragon-Flower e Fantasma.




Saião, Folha da fortuna, Kalanchoe (Kalanchoe brasiliensis) - Planta medicinal ou ornamental - Uma grata surpresa!

 De medicinal a ornamental, uma grata e florida surpresa


Ganhei uma mudinha dessa planta a certo tempo. Plantei e cuidei mantendo-a protegida do Sol forte.
Ela cresceu bem, ficou com as folhas bem verdinhas e grandes.
A pessoa que me deu disse que era Saião. Cheguei a fazer uso externo da planta e a provar um pedaço da folha, tinha mesmo gosto de Saião.

Algumas semanas se passaram, a planta já estava bem maior e começou a surgir uma  haste no centro dela com pequenos botões florais. Essa haste cresceu, cresceu, cresceu tanto que a planta dobrou de tamanho, alcançando a altura de um metro. Daí, foi só questão de tempo para que ela revelasse um amontoado de pequenas flores.
Saião /Kalanchoe brasiliensis 
Tempos depois, precisei mudar algumas plantas de lugar e ela acabou ficando onde pega Sol o dia todo.
Ali, suas folhas começaram a ficar num tom vermelho-amorronzado, e já não cresciam mais como antes. Mas não me importei e vida que segue. Afinal. até onde sei, Saião nunca se importou em tomar muito Sol.

Algumas semanas se passaram, a planta já estava bem maior e começou a surgir uma  haste no centro dela com pequenos botões florais. Essa haste cresceu, cresceu, cresceu tanto que a planta dobrou de tamanho, alcançando a altura de um metro. Daí, foi só questão de tempo para que ela revelasse um amontoado de pequenas flores.

Enfim, está sendo uma grata surpresa contemplar aquela que seria apenas uma planta medicinal, ficando assim, toda enfeitada com seus buquês amarelos e maravilhosamente linda!
E mais grata ainda por saber que essa belezinha é realmente uma planta de propriedades medicinais.

Ainda assim, fica o alerta de que devemos ter sempre muito cuidado ao fazer uso medicinal de plantas que pensamos conhecer. Em questão de saúde, é necessário pesquisar muito para ter plena certeza do que está sendo consumido. 

Ainda assim, fica o alerta de que devemos ter sempre muito cuidado ao fazer uso medicinal de plantas que pensamos conhecer. Em questão de saúde, é necessário pesquisar muito para ter plena certeza do que está sendo consumido.
Saião /Kalanchoe brasiliensis - De medicinal a ornamental


ENRAIZANDO ESTAQUIAS DE MINI-ROSAS

Gente, preciso compartilhar isso com vocês...

Só neste ano já plantei, sem exagero, uns 20 galhos, e todos sem sucesso.   É provável que eu tenha observado melhor a profundidade da estaca, mantando ao menos três gemas de brotação enterradas, também mantive o vaso longe do Sol e a terra sempre molhada, sem medo de que apodrecesse. Estaquia enraizada de mini-rosa Mas, no mês passado (Agosto), fiz a minha habitual poda de pós-floração da mini-rosa e, como sempre na tentativa de que enraízem, aproveito para enterrar o galhos que retiro. Mesmo sendo simples pontinhas de galhos, com apenas 3 carreiras de folhas e a flor já murcha, nunca jogo fora.
Mini-rosa - planta que originou as estaquias enraizadas
Estou muito feliz porque há muito tempo venho tentando fazer mudas de roseiras através de estaquias e nunca consegui. Só neste ano já plantei, sem exagero, uns 20 galhos, e todos sem sucesso.
Mas, no mês passado (Agosto), fiz a minha habitual poda de pós-floração da mini-rosa e, como sempre na tentativa de que enraízem, aproveito para enterrar o galhos que retiro. Mesmo sendo simples pontinhas de galhos, com apenas 3 carreiras de folhas e a flor já murcha, nunca jogo fora.
E, bem dessa vez, que estava sem esperança de ver resultados positivos, foi que funcionou! 😊

Como sou um tanto ansiosa e curiosa, tenho a mania de desplantar os galhos para ver se já nasceu alguma raiz. E tal foi a minha surpresa ao ver as raízes lá, que tratei de pedir uma segunda opinião pra ter certeza que não estar enganada. Realmente, o galho enraizou.
Dos 3 galhos que sobreviveram, 2 estão enraizados e 1 está meio duvidoso, mas aparenta estar saudável, então ainda há esperança. De qualquer forma, conseguir 2 enraizamentos, já um grande feito pra mim.

É provável que eu tenha observado melhor a profundidade da estaca, mantando ao menos três gemas de brotação enterradas, também mantive o vaso longe do Sol e a terra sempre molhada, sem medo de que apodrecesse.
Estaquia enraizada de mini-rosa
Bom, tirei apenas uma fotinha desta vez, mas garanto que vou gravar tudo quando for o momento de fazer o plantio em local definitivo.

Espero não ter prejudicado o desenvolvimento da muda com essa retirada da terra. Não me perdoarei se ela murchar e morrer.😡

De qualquer forma, a mini-roseira já produzindo botões novamente, e quando as flores murcharem, podarei e tentarei enraizá-los novamente. Dessa vez prestarei mais atenção a cada etapa do processo, compartilharei, lógico.
MINI-ROSA
Falta ainda verificar a estaca de uma rosa lilás, que quebrou bem na base da planta, e eu, obviamente, plantei com toda esperança de salvar a minha amadinha lindona que só me alegrias em forma de flores.

Mas afinal, o que fiz de diferente com as estaquias para ter êxito no enraizamento? Não sei bem...
É provável que eu tenha observado melhor a profundidade da estaca, mantando ao menos três gemas de brotação enterradas, também mantive o vaso longe do Sol e a terra sempre molhada, sem medo de que apodrecesse. Desta vez, sequer usei um vaso apenas para as mudas, enterrei os galhos junto à outra planta, uma Peperômia. Fora isso, não consigo pensar em nada diferente.

No mais, fiz tudo como de costume; retirei o excesso de folhas, deixando apenas as duas últimas e cortando-as pela metade. De forma que a estaca pude respirar, mas sem exigir maiores gastos de energia da planta, permitindo que ela se concentre apenas no processo de enraizamento.

De qualquer forma, a mini-roseira já produzindo botões novamente, e quando as flores murcharem, podarei e tentarei enraizá-los novamente. Dessa vez prestarei mais atenção a cada etapa do processo, compartilharei, lógico.

 Eu simplesmente amo Setembro, não apenas por ser o mês da Primavera, que é a Estação das flores, mas também porque ele vem logo depois de Agosto, mês pelo qual tenho muita antipatia. E Setembro realmente chegou com novos e bons ares. Porque, além das roseiras, verifiquei também que, já na minha primeira tentativa, uma das 3 estacas de hibisco, plantadas há meses, finalmente enraizaram.
Então por tudo isso, estou muuuito feliz!! 

além das roseiras, verifiquei também que, já na minha primeira tentativa, uma das 3 estacas de hibisco, plantadas há meses, finalmente enraizaram.  Então por tudo isso, estou muuuito feliz!!
MINI-ROSA 
Beijos da Louca a todos que por aqui passarem.
**SilMarx** 


DICAS IMPERDÍVEIS - Onze-horas / Beldroegas/Nove-horas (Portulacas)

Só quem cultiva Onze-horas sabe como é maravilho vê-las colorindo o jardim. Bora ver como fazer para elas florescerem linda e fartamente o ano todo? Vem comigo!


PORTULACA UMBRATICOLA 

Aqui, elas começam a abrir por volta de 9 ou 10hs e começam a fechar ao fim da tarde. As flores se vão, mas nem dá tempo de sentir saudade, pois, no dia seguinte, novos botões se abrem, proporcionando um novo show de cores com a cara do nosso Verão!

Bom, cultivadas desde sempre, já não há mais segredos para cultivar as adoradas "Onze-horas/Beldroegas". 

Elas gostam muito Sol, e não florescem se ficam na sombra. 

As minhas tomam Sol o dia todo e ficam super bem, nunca me deixam sem o seu singelo colorido.

Dizem que elas não florescem se o Sol não brilhar, mas não é bem assim; se o botão já estiver formado, a flor abre sim. Mesmo se o galho for cortado e replantado, os botões ainda conseguem abrir! Ao menos aqui acontece assim. 



Em nada essas Portulacas dão trabalho.

Uso terra de quintal, enriquecida com adubos caseiro e um pouco de areia, e molho sempre que a terra fica seca.
No mais, faço a retirada das flores murchas sempre que vejo alguma, e faço também a poda nos galhos que já abriram todos os botões. Esses galhos, além de não voltarem a produzir, ainda consomem energia e enfeiam. Quebrá-los ao meio, estimula o galho a produzir novas mudas e, consequentemente, novos botões e novas flores. Assim, o florescimento não para, mesmo no Inverno, elas estão a florir!
Bom, mas nem tudo são flores na vida delas; o ponto negativo é que de ano em ano a plantação precisa ser renovada. Ao fim desse período, elas começam a ficar feinhas e tendem a morrer. Então, se não quiser ficar sem as suas lindinhas, é bom ir quebrando alguns galhos, fazendo novas mudas e garantindo, assim, a continuidade do cultivo.  
 Sobre o nome oficial da planta, vale um esclarecimento:Beldroega, Onze-horas e Nove-horas - Popularmente, várias plantas semelhantes recebem esses mesmos nomes. No entanto, cada uma delas possui características próprias e nomes específicos. 



A planta que mostro, embora seja muito conhecida como Beldroega, ela tem o nome oficial ou científico de Portulaca Umbraticola. Esta, com a flor toda coberta de pétalas, é da variedade dobrada.

Cientificamente falando, Beldroega refere-se a Portulaca Oleracea, que é a espécie que nasce espontaneamente em terrenos, barrancos e jardins, e tem flores bem pequenas, sem quaisquer atrativos ornamentais. A importância dela encontra-se em suas propriedades medicinais e alimentícias. 

Já a espécie com as folhas estreitas, semelhantes a palitinhos, é chamada de Onze-horas, e trata-se da Portulaca Grandiflora.

Existem ainda muitas outras outras dessas Portulacas, mas essas são as mais conhecidas e mais cultivadas.

PORTULA GRANDIFLORA


EU, A LOUCA DAS PLANTAS 🍃🌽🌼🌸

O Sanatório Dos Loucos Por Plantas

Este espaço é pra você, que como eu, é louco(a) por plantas, ou apenas quer se informar, conhecer, identificar e saber mais sobre as plantas pra cuidar melhor delas.
Loucos ou não, sejam muito bem-vindos a este espaço colorido! 🌵🌱🌴🌺🌿

Olá!🌻🌽🌾 Este espaço é pra você, que como eu, é louco(a) por plantas, ou apenas quer se informar, conhecer, identificar e saber mais sobre as plantas pra cuidar melhor delas. 


Não sou botânica, paisagista, produtora, nem jardineira. Não tenho muito espaço em casa para cultivar, nem tenho plantas raras, exóticas ou espetaculares. Sou apenas, uma louca por plantas que ama todas as plantas que tem.

 🌸🌹Loucos ou não, sejam muito bem-vindos a este sanatório colorido, perfumado e viciante!🍇🌹🌸🌹

Não sou botânica, paisagista, produtora, nem jardineira. Não tenho muito espaço em casa para cultivar, nem tenho plantas raras, exóticas ou espetaculares. Sou apenas, uma louca por plantas que ama todas as plantas que tem.

O Sanatório Dos Loucos Por Plantas


Loucos ou não, sejam muito bem-vindos a este sanatório colorido, perfumado e viciante!

O Sanatório Dos Loucos Por Plantas


**SilMarx**