PSEUDOERÂNTEMO - Uma Planta de Folhagem e Flores Ornamentais

PSEUDOERÂNTEMO (Pseuderanthemum carruthersii variegatum) 

 Além da sua bela folhagem, de cor verde com variegação branca, também chama muita atenção a floração desse arbusto. 


Contrariando o comportamento da maioria das folhagens ornamentais, que produzem flores nada interessantes, o pseudoerântemo produz flores que são tão ornamentais quanto as suas folhas. 

O pseudoerântemo é uma folhagem florífera de fácil cultivo e de grande porte. Torna-se um arbusto ramificado, semi-lenhoso, que pode ultrapassar os dois metros de altura. A planta é nativa das florestas da Polinésia e Malanésia (Oceania).   O cultivo dessa planta pode ser feito em vasos ou diretamente no chão, dentro e fora de casa.
Pseudoerântemo - uma folhagem florífera
As flores são de cor branca, com manchas cor-de-rosa ou arroxeadas, nascem ao longo das hastes que se formam nas pontas dos ramos da planta. Embora pequenas, são abundantes e vistosas, criando uma bela composição, deixa a planta ainda mais linda.  

O florescimento, segundo o que apurei em pesquisas, ocorre na maior parte do ano. A minha planta está no início da primeira floração, então ainda não posso afirmar com certeza o tempo que dura. Mas sei que, do enraizamento da estaquia até o florescimento da planta, não demorou muito mais que seis meses, não. 

O pseudoerântemo é uma folhagem florífera de fácil cultivo e de grande porte. Torna-se um arbusto ramificado, semi-lenhoso, que pode ultrapassar os dois metros de altura. A planta é nativa das florestas da Polinésia e Malanésia (Oceania).

O cultivo dessa planta pode ser feito em vasos ou diretamente no chão, dentro e fora de casa. 

Nome popular: Pseudoerântemo  Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum  Família: Acanthaceae
Pseuderanthemum carruthersii variegatum
 O local de cultivo para o pseudoerântemo deve ter bastante luminosidade natural, preferencialmente na meia sombra ou próximo à janelas. 
Embora a planta suporte o sol pleno, seu desenvolvimento e beleza podem ficar comprometidos sob forte incidência solar, ficando com as folhas escurecidas ou até queimadas. 
A terra para cultivo dessa folhagem deve ser rica em matéria orgânica e mentida levemente úmida.
As mudas podem ser feitas através de sementes ou por estaquia de caule, que enraízam facilmente.

Nome popular: Pseudoerântemo
Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum
Família: Acanthaceae







O local de cultivo para o pseudoerântemo deve ter bastante luminosidade natural, preferencialmente na meia sombra ou próximo à janelas.  Embora a planta suporte o sol pleno, seu desenvolvimento e beleza podem ficar comprometidos sob forte incidência solar, ficando com as folhas escurecidas ou até queimadas.  A terra para cultivo dessa folhagem deve ser rica em matéria orgânica e mentida levemente úmida.  As mudas podem ser feitas através de sementes ou por estaquia de caule, que enraízam facilmente.    Nome popular: Pseudoerântemo  Nome científico: Pseuderanthemum carruthersii variegatum  Família: Acanthaceae
PSEUDOERÂNTEMO (Pseuderanthemum carruthersii variegatum) 




Postado originalmente em: https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/ , outro blog de minha propriedade.

VASO DE SUCULENTAS - Uma Pequena Mostra Do Meu Humilde Jardim

 UM VASO, TRÊS SUCULENTAS  E MUITA BELEZA - Identifique, Cultive e Encante-se Com a Jardinagem!  

À frente do vaso, com flores cor-de-rosa, vemos as mais que conhecidas Onze-horas, Portulaca umbraticola. Tenho essas lindinhas por toda parte e amo muito tudo isso!
Vaso de suculentas e uma intrusa

O vaso central mostra três das minhas várias suculentas; "Cacto"Candelabro(Euphorbia trigona),  Onze-horas(Portulaca umbraticola), Mini-jade(Portulacaria afra) e uma intrusa.


 Ao centro e cheio de imponência, uma suculenta conhecida popularmente como cacto Candelabro, a Euphorbia trigona. É uma planta espinhosa, de seiva tóxica, mas muito bela!

 - Ao fundo e meio que arreada, parecendo planta pendente, uma planta chamada popularmente de mimi-jade, a Portulacaria afra. É um arbusto suculento e muito lindo! Ela deveria estar de pé, como uma mini-árvore, mas preferiu deitar...fazer o que né?! Deixar rolar!

Por último, mas não menos importante;
- À frente do vaso, com flores cor-de-rosa, vemos as mais que conhecidas Onze-horas, Portulaca umbraticola. Tenho essas lindinhas por toda parte e amo muito tudo isso!

Todas são plantas de fácil cultivo, que gostam de muito sol, pouca água e, portanto, convivem muito bem juntas.

Ignorem a presença dessa planta que aparece entre as suculentas. Creio que tenha sido algumas semente de pimenta ou pimentão que caíram e germinaram entre elas, mas foram retiradas. 

Ao centro e cheio de imponência, uma suculenta conhecida popularmente como cacto Candelabro, a Euphorbia trigona. É uma planta espinhosa, de seiva tóxica, mas muito bela!
"Cacto" Candelabro - Euphorbia trigona
Ao fundo e meio que arreada, parecendo planta pendente, uma planta chamada popularmente de mimi-jade, a Portulacaria afra. É um arbusto suculento e muito lindo! Ela deveria estar de pé, como uma mini-árvore, mas preferiu deitar...fazer o que né?! Deixar rolar!
Mini-jade - Portulacaria afra


  
























Postado originalmente em;  https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/, outro blog de minha propriedade
Sil Marx. 

TREVO-ROXO - OXALIS TRIANGULARIS PURPLE

 TREVO-ROXO NAS ALTURAS
MINHAS FLORES DE OUTONO/INVERNO
MEU TREVO ETERNO

A planta é cultivada à meia-sombra ou sombra, em terra fértil e levemente úmida. Floresce no outono e inverno, entrando em dormência nas estações seguintes.    Para deixar de cultivar esse trevo, é necessário recolher todos os bulbos da terra, do contrário, ele será eterno em seu jardim.
Trevo-roxo (Oxalis triangularis purple)

O Trevo-roxo é uma ótima opção para quebrar a monotonia do verde que predomina nos jardins, criando um belo e contrastante ponto de destaque.

 Trevo-roxo (Oxalis triangularis purple) - É uma planta herbácea, perene, de raízes bulbosas, alcança cerca de 30 cm. de altura. Tem folhas roxas e flores lilases.
Das longas hastes que surgem da base da planta, formam-se cachos de numerosas e delicadas flores em forma de corneta. 

A planta é cultivada à meia-sombra ou sombra, em terra fértil e levemente úmida. Floresce no outono e inverno, entrando em dormência nas estações seguintes.  
Para deixar de cultivar esse trevo, é necessário recolher todos os bulbos da terra, do contrário, ele será eterno em seu jardim.

Mas, sendo lindo como ele é e não proliferando como ervas daninhas, que roubam o espaço das outras plantas, tenho certeza que ninguém vai querer deixar de cultivá-lo, não é mesmo?! 
A planta é cultivada à meia-sombra ou sombra, em terra fértil e levemente úmida. Floresce no outono e inverno, entrando em dormência nas estações seguintes.    Para deixar de cultivar esse trevo, é necessário recolher todos os bulbos da terra, do contrário, ele será eterno em seu jardim.
Trevo-roxo (Oxalis triangularis purple)

Das longas hastes que surgem da base da planta, formam-se cachos de numerosas e delicadas flores em forma de corneta.
Trevo-roxo (Oxalis triangularis purple)

Para deixar de cultivar esse trevo, é necessário recolher todos os bulbos da terra, do contrário, ele será eterno em seu jardim.    Mas, sendo lindo como ele é e não proliferando como ervas daninhas, que roubam o espaço das outras plantas, tenho certeza que ninguém vai querer deixar de cultivá-lo, não é mesmo?!
Trevo-roxo (Oxalis triangularis purple)

Flor De 'Onze-horas' Abrindo As 8 horas - Como Assim?

Amor Em Forma De Flor

Hoje(03/05), às 7:38 da manhã - Rio-RJ
Como essa planta pode ser chamada de Onze-horas, estando assim já nessa hora?
Onze-horas que nada! O horário dela é ela quem faz!!
Essas plantas chamadas de Onze-horas são conhecidas tambem como Nove-horas e Teresinhas
Flores de Onze-horas(Portulaca umbraticola)comecando a abrir antes das oito da manhã 

Portulaca umbraticola, essa planta é mais conhecida com o nome de Onze-horas, mas também por Nove-horas e, bem menos, por Teresinhas. As horas que ela traz em seus nomes populares sugerem o horário em que suas flores se abrem. 
Contudo, tenho observado na minha planta que nem mesmo o horário das nove tem feito jus ao momento da abertura de suas flores.
Não pude acompanhar a abertura completa das flores, mas, pelo adiantado da hora em que começavam a desabrochar, imagino que não tenham conseguido se segurarem muito mais que 30 minutos, não!  
Desabrochando mais cedo ou não, o fato é que essas flores não permanecem abertas além das 15 horas.

Portulaca umbraticola, essa planta é mais conhecida com o nome de Onze-horas, mas também por Nove-horas e, bem menos, por Teresinhas. As horas que ela traz em seus nomes populares sugerem o horário em que suas flores se abrem.
Flores de Portulaca umbraticola, planta conhecida como onze-horas

Que a minha capacidade de observar e me encantar com as coisas simples da vida nunca se perca

🌺🌷Flores Do Meu Jardim 🌺🌷Beijo e Onze-horas 🌺🌷 Impatiens Walleriana e Portulaca Umbraticola 🌺🌷

🌷 🌺🌷BEIJO E ONZE-HORAS 🌸 IDENTIFIQUE, CONHEÇA, CULTIVE E ENCANTE-SE!🌷🌸 🌹🌼

BEIJOS E ONZE-HORAS - IMPATIENS WALLERIANA E PORTULACA UMBRATICOLA 

PORTULACA UMBRATICOLA - ONZE-HORAS


Embora elas apareçam juntas na foto, essas não são plantas que compartilham das mesmas luminosidade e umidade.

Com flores de cor branca, salmão e pink, estão as Onze-horas(Portulaca umbraticola). Essas são plantas de muito sol e pouca água.

Já o Beijo, de flores cor-de-rosa,  é uma planta de ambientes sombreados e úmidos.

E elas só estão juntas, mas é temporariamente. Acontece que as Onze-horas se encontram em fase de enraizamento, e eu não deixo as mudas sem raízes no sol, assim, evita-se a desidratação e facilita o processo de enraizamento.

Logo elas estarão cada uma em seu quadrado. Porque eu posso ser louca, mas não sou maluca! KKKK.

- A planta o Beijo é conhecida também como Beijo-de-frade, Beijinho, Beijo-turco, Maria-sem-vergonha e outros
- Essa Onze-horas(Portulaca umbraticola) é conhecida também como Nove-horas (a flor realmente abre às 9hs) e Teresinhas.
- O Beijo, ainda que sendo cultivado em ambientes úmidos e sombreados, ele é uma planta de caule suculento. Ele, assim como as plantas suculentas, armazena água em seu interior para usar quando necessário.
Sendo assim, a umidade ideal para o Beijo deve ser moderada, pois o excesso também pode fazê-lo melar, da mesma forma que melam as suculentas.


PORTULACA UMBRATICOLA - ONZE-HORAS
BEIJO  - IMPATIENS WALLERIANA


BEIJO - IMPATIENS WALLERIANA
PORTULACA UMBRATICOLA - ONZE-HORAS

Postado originalmente em outro blog de minha propriedade. Acesse: https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com