Essa postagem é sobre a dúvida de uma leitora que recebi no meu blog e a resposta que enviei a ela. Estou postando aqui porque pode ser a dúvida de outras pessoas também.
Eu também fico aflita quando minhas plantas se acidentam e não sei o que fazer. Então, aqui está um pouco do que aprendi com a minha Huérnia Keniensis.
O que fazer para recuperar uma suculenta Huérnia, que cresceu, ramificou e se partiu
Primeiramente, se a planta tem histórico de ramificar e quebrar, pode ser que a suculenta esteja recebendo pouca luz solar e ficando fraca para se manter de pé.
Ou pode ser que ela esteja com pouco espaço para se espalhar e se apoiar dentro do vaso.
Nesse caso, experimente plantá-la em um vaso com espaço suficiente para que as mudas repousem sobre a terra, e assim, evitar que fiquem penduradas e se quebrem.
Quanto a replantar as partes quebradas da Huérnia
Estas são suculentas que se enraízam facilmente, contudo, as vezes a muda mela no contato com o substrato ou terra, principalmente, quando há cortes não cicatrizados.
Pra evitar esse problema, dê preferencia pra plantar mudas inteiras, sem cortes ou outros ferimentos não cicatrizados. Ou seja, destaque as mudas na parte em que os galhos se encontram, assim não causa ferimentos na planta e diminui o contato da terra com o interior da planta.
Não sendo possível destacar dessa forma, plante o pedaço da planta apenas depois de ocorrer a cicatrização do local ferido.
Para cicatrizar, basta deixar a planta em local seco e arejado, e para ajudar nesse processo, é recomendado usar canela em pó, própolis ou algum outro produto que proteja o ferimento.
Uma outra opção, que gosto muito, é plantar as mudas ainda não cicatrizadas em areia seca, deixando que ela cicatrize e enraíze naturalmente, usando apenas sua umidade interna. As suculentas tem água suficiente pra se manterem vivas por um bom tempo.
No caso da parte que ficou plantada, é bom cuidar do local ferido. Deve-se evitar de molhar o local e usar um pouco de canela em pó ou algo que sirva como cicatrizante, isso pode acelerar na recuperação, e logo a planta estará linda novamente.
Espero ter podido esclarecer as dúvidas, mas se ainda faltar algo, entre em contato que, sendo algo que esteja a meu alcance, será um prazer ajudar.
Se eu não tivesse visto por acaso, nunca imaginaria que existe verdura de comer com os olhos!
O repolho, a couve, brócolis, couve-flor e a couve de Bruxelas ornamentais são plantas utilizados para fins decorativos. Elas adornam com perfeição as áreas externas e internas das casas.
Seja jardins, vasos, floreiras ou onde for, essas lindas verduras colorem e encantam com sua rara beleza.
Fonte: https://mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2017/03/verduras-ornamentais-ou-decorativas.html
Decora com elegância casas e escritórios, varandas e jardins.
Sensível ao Sol, ele aprecia o cultivo em meia sombra ou sombra total e solos levemente úmidos. É uma das poucas plantas a florescer na sombra ou em ambientes internos.
Esta minha planta é uma espécie de médio porte, alcançando cerca de 60cm de altura, mas existem os Lírios da paz na variedade gigante e também a mini.
Consegue-se mudas de Lírio-da-paz através de divisão de sua touceira ou por sementes.
Assim como as roseiras tradicionais, que atraem olhares e conquistam corações ao longo de todos os tempos, as mini-roseiras chegaram para colorir e encantar!
Com seu pequeno porte e suas delicadas flores, elas tem o tamanho ideal pra quem deseja ter uma roseira, mas não tem espaço para cultivar a planta em tamanho original ou simplesmente prefere as plantas menores.
Charmosas, delicadas e fáceis de cuidar, as mini-rosas cabem e enfeitam qualquer cantinho. Seja no quintal, na varanda, ou dentro de casa, desde que recebendo umas boas horas de Sol por dia, a planta não incomodará e ficará muito bem.
Tendo seu tamanho entre 30 e 50cm de altura, as mini-rosas são ideias para o cultivo em vasos, jardineiras e floreiras. Assim como também para bordaduras de canteiros.
Ficam perfeitas quando em um único vaso são colocadas rosas de diferentes cores, formando uma belíssima composição colorida e harmoniosa.
As roseiras podem florescer com botões isolados ou em cachos, nos mais variados tons de rosa, branco, amarelo, laranja, vermelho, e tons mesclados ou matizados.
Tenho essa pequena coleção e ainda quero mais. Super indico a todos!
Quando plantadas, as sementes do pimentão germinam facilmente. Contudo, nem sempre é fácil conseguir que a planta frutifique em casa. E não é incomum obter frutos muito pequenos e imprestáveis para o consumo.
O cultivo comercial do pimentão é dos que mais consomem agrotóxicos.
A planta aprecia o sol pleno e terra rica em matéria orgânica.
Pimentões são plantas nativas do México, América Central e do norte da América do Sul.
As flores alongadas têm importância ornamental secundária. É uma planta adequada para o plantio em jardineiras, cestas e vasos suspensos, isolada ou em composições com outras plantas.
Deve ser cultivada à meia-sombra ou sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante às geadas. Aprecia o litoral. Multiplica-se por estaquia.
Observe que a mesma planta apresenta variações na tonalidade e no formato das pétalas. As cores transitam entre o alaranjado, rosa intenso e o vermelho, já as pétalas, elas variam no formato do miolo, mostrando-se mais semelhantes a um pompom ou com as camadas mais bem definidas, organizadas.
É uma planta peruana que se adaptou muito bem em terras brasileiras. Aprecia o sol pleno e terra levemente úmida.
Suas inflorescências são formadas por brácteas vermelhas das quais surgem pequenas flores brancas, com o formato ideal para o bico dos beija-flores, que as visitam com frequência.
O Camarão vermelho é uma planta perene, que se multiplica por sementes e por estacas de caule.
Nota:
Inflorescência - conjunto de elementos de uma planta no qual surgem suas flores.
Bráctea - folhas modificadas para tornar as flores mais atraentes.
Perene - que vive por longos anos. Diferente das plantas anuais e bianuais, cujo ciclo de é curto.
O gênero Portulaca representada uma grande variedade de plantas ornamentais, suculentas e muito populares, que possuem flores delicadas e super coloridas.
Dentre as Portulacas, as mais conhecidas ou mais cultivadas estão a Portulaca grandiflora e a Portulaca umbraticola, mais conhecidas por Onze-horas e de Beldroega, respectivamente.
Em ambas as espécies, encontramos diversas variedades de plantas, com flores simples e dobradas, com uma imensa gama de cores, tonalidades e uma infinidade de combinações de cores.
Com tanta variedade de cores e tipos, apenas essas duas espécies são capazes enlouquecer qualquer colecionador que deseje reuni-las em seu jardim.
No meu caso, como possuo apenas umas poucas variedades de Portulacas, me considero mais admiradora que uma colecionadora dessas lindas flores. Mostrarei cada uma delas.
Nas próximas postagens estarei identificando-as uma a uma.
Planta medicinal
De singelas flores azuis
Além de belas, comestíveis
De sabor levemente adocicado.
Experimente!
Gervão, Gervão-roxo, Gervão-azul, Chá-do-brasil ou Verônica
Esses são alguns dos nomes pelos quais o Gervão, (de nome científico de Stachytarpheta cayennensis), é conhecido.
Nativa do Brasil, esta planta é encontrada em quase todos os Estados.